-
Arquitetos: [Plup!] Studio Costa Rica
- Área: 102 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Roberto d´Ambrosio S.
-
Fabricantes: Lutron, Amanco, Decra, FV, Holcim, SONOS
[La Balsa] é um projeto com certo senso de espontaneidade e muito influenciado por nossa linha de pensamento. Localizado em Santa Clara de San Carlos, Alajuela, no norte da Costa Rica, em uma área perto das planícies do Caribe, também é afetado pelo clima da cordilheira vulcânica de Tilarán. Neste contexto existem tanto as chuvas das montanhas quanto a umidade e ventos do Caribe, por isso, foi de extrema importância estabelecer como diretriz de desenho principal a incorporação de estratégias sobre o comportamento das condições climáticas usuais.
Adjacente ao rio Balsa, o projeto nasceu conceitualmente da ruptura do seu curso original após a tempestade Nate, que gerou uma bifurcação, uma espécie de rachadura conceitual entre pedras escavadas pela água e a força da natureza. Isso nos insinuou a gerar um projeto a partir de uma bifurcação que separa o projeto em dois volumes programáticos simétricos que geram entre si um espaço de prazer e convívio. Para aproveitar a vista e a fruição das áreas comuns do terreno os núcleos úmidos foram colocados na parte posterior, fazendo com que todos os espaços de natureza pública se abrissem para o pátio a partir de recintos móveis que permitem controlar as aberturas de acordo com as atividades e a dinâmica do espaço.
Na residência foram utilizadas estratégias tradicionais de condicionamento climático para áreas de alta umidade nos trópicos. Foi criada uma base sobre a qual a casa foi colocada, evitando assim que em chuvas fortes houvesse problemas com a água de escoamento. Além disso, foram projetados grandes beirais para gerar abrigos e espaços com ventilação cruzada. Grande parte da madeira foi extraída, serrada e seca na fazenda. Em suma, o clima e a materialidade foram grandes protagonistas dessa história.